O episódio 15 do podcast “É da nossa conta!” entrevistou o advogado criminalista e ativista do movimento negro Marinho Soares, em uma conversa que possibilitou reflexões consistentes sobre a consciência cidadã participativa transformadora.
Professor Marinho, como costuma ser tratado nos ambientes acadêmicos, jurídicos e sociais, traçou muitos comentários sobre sua formação e conduta enquanto cidadão e profissional, com destaque para a recente operação policial que invadiu sua residência e a importância da coletividade.
“Minha avó me dizia que ‘Caititu quando sai da manada vira papá (comida) de onça’. O que quer dizer isso? Que nós temos que ter o nosso coletivo. Nós temos que ter as nossas organizações. Porque é isso que vai proteger o indivíduo. O indivíduo sozinho é muito vulnerável frente ao Estado. Então, quando você tem uma organização, quando você tem um instituto, quando você tem uma associação, isso dá uma maior proteção. Porque a pior coisa é a gente se sentir sozinho diante da injustiça”, discorreu o entrevistado.
O podcast “É da nossa conta!” vai ao ar toda segunda-feira, sempre às 19h, no canal do Portal “E aí?” no YouTube. A apresentação é da jornalista Fernanda Dourado e do presidente da Associação Comercial da Bahia e fundador do Movimento Via Cidadã, Paulo Cavalcanti, sempre conduzindo bate-papos importantes para a evolução social e econômica da Bahia e do Brasil.