Nesta segunda-feira, 31 de março, a Associação Comercial da Bahia, em Salvador, foi palco do primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O evento reuniu autoridades, empresários e representantes de diversas organizações com o objetivo de fortalecer o associativismo no Brasil, promovendo a integração e o desenvolvimento econômico por meio da cooperação entre entidades.
Entre os participantes do evento, destacaram-se as mulheres empreendedoras do Projeto Marsúpio, iniciativa da Fundação Paulo Cavalcanti que visa transformar empreendedores informais em empresários formalizados, por meio do acolhimento e dignidade, promovendo capacitações que estimulam a percepção profissional e a liderança cidadã.
Ana Carolina, proprietária da Kerol Flores e participante do Projeto Marsúpio, compartilhou sua experiência no evento:
“Está sendo uma experiência única. Uma oportunidade para estarmos conhecendo outras pessoas, outros ambientes e realidades. Sempre evoluindo, abrindo e expandindo a mente, e quem sabe estabelecendo novas parcerias também.”
Cris Santos, diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti, ressaltou a missão do projeto:
“O Projeto Marsúpio trabalha para formalizar empreendedores informais em formais. Mas não só isso: a gente promove toda capacitação necessária para que este empreendedor saia do mercado subterrâneo e se entenda como empresário. Oferecemos formalização, educação empresarial, serviços bancários, acompanhamento contábil e técnico e informações de mercado, por exemplo.”
A participação das empreendedoras do Projeto Marsúpio no Encontro Nacional de Integração do Associativismo evidencia a importância de iniciativas que promovem a formalização e capacitação de empreendedores, especialmente mulheres, contribuindo para o fortalecimento do associativismo e o desenvolvimento econômico sustentável.