Márcio Lima, presidente estadual da Central Única das Favelas (CUFA/BA), vice-presidente da CUFA Brasil e executivo social, é o convidado do novo episódio do podcast “É da nossa conta!”.
No programa, o líder comunitário destacou que a favela não é apenas carência; é também espaço de mobilização social, lutas coletivas, criatividade, projetos sociais e empreendedorismo social. “A favela é potência!”, afirmou.
Assistente social especialista em Serviço Social no Sistema Sociojurídico, Márcio apresentou estatísticas importantes sobre as favelas baianas e brasileiras, como os 41% de soteropolitanos que vivem nestas áreas historicamente marcadas pela ausência de ações estruturantes do Estado.
Como afirmou o ativista, é mais fácil linkar as empresas privadas com as favelas, apesar de desde a promulgação da Constituição Federal existirem movimentos tentando linkar o poder público com esse território.
“Estar nesta casa (Associação Comercial da Bahia) e trazer este peso que é a favela, não em proporção de pessoas, mas que contribui com impostos, com a força de trabalho, com a movimentação da economia, com o empreendedorismo raiz”, destacou Márcio.
O podcast “É da nossa conta!” estreia um novo episódio toda segunda-feira, sempre às 19 horas, no canal do portal “E aí?”, no YouTube, com apresentação da jornalista Fernanda Dourado e do presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, sempre com convidados de destaque para debates profundos sobre a consciência cidadã participativa transformadora.
Acompanhe, comente e compartilhe.